Dia do Consumidor anima varejo

Dia do Consumidor anima varejo

Com uma semana inteira dedicada a promoções e descontos, a data se firma no calendário varejista como um período de oportunidades para clientes e lojistas.

Celebrad no dia 15 de março, o Dia do Consumidor está chegando. A data remonta a um discurso feito em 1962 por John Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, no qual ele defendeu o direito dos consumidores.

O site do Governo Federal explica que a efeméride foi instituída “para lembrar os direitos que os cidadãos possuem enquanto consumidores e reforçar a importância de protegê-los e de exigi-los quando se sentirem lesados”.

Uma semana inteira de celebração

O Dia do Consumidor já entrou de vez para o calendário varejista. Agora comemorada por uma semana inteira, a data também é anunciada como Semana do Cliente. Aguardado pelos clientes, estes chegam a esperar a chegada do período especialmente para aproveitar as condições.

“Esse período tem grande importância por ser uma data que, nos últimos anos, se tornou referência de bons descontos e promoções para o brasileiro”, comenta Érico Souza, Vice Presidente de Marketing e Vendas do Girafa Comércio Eletrônico.

Isso porque muitas empresas de comércio – principalmente o eletrônico – aproveitam a data para promover uma série de condições especiais. “Acreditamos que o crescimento dessa data tem a ver com a adesão geral de todos os lojistas”, diz.

Bom para o consumidor, melhor ainda para o varejo

Considerado a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor é uma oportunidade para aquecer as vendas. “Conseguimos afirmar isso com base em dados e números. No nosso setor, a Semana do Consumidor é a que nos dá maior receita de vendas e movimenta nosso site, no primeiro semestre”, pontua Souza.

A perspectiva se confirma segundo o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). O relatório prevê um aumento significativo nas vendas do varejo no primeiro trimestre de 2024, com o mês de março sendo o que apresenta maiores altas.

“Todos fazendo campanhas e se preparando para essa semana gera uma expectativa no consumidor. Além disso, vale ressaltar que os dados mostram de forma concreta essa procura em maior quantidade”, diz o executivo.

E, para Érico Souza, todos são consumidores por definição. “Então, a Semana do Consumidor não deixa de ser uma data de celebração entre clientes e o varejo. Portanto, nada mais justo do que promovermos descontos em forma de agradecimento por esses clientes estarem conosco na sua decisão de compra”, celebra.

O Globo, 15/3/2024
Foto: Freepik

Matéria do Jornal do Commercio, de Manaus, sobre o Dia do Consumidor, comemorado hoje, citou os dados do IAV-IDV. Fotoreprodução.

Matéria do Jornal do Commercio, de Manaus, sobre o Dia do Consumidor, comemorado hoje, citou os dados do IAV-IDV.

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Dia do Consumidor – a inteligência artificial como aliada do varejo

A palavra “consumo” remete a diversas interpretações. Apesar de estar associada com os mais variados contextos, é o varejo quem se apropria desse substantivo, que de fato movimenta cifras em todo o país. Com o Dia do Consumidor, nacionalmente celebrado hoje, 15 de março, as expectativas do comércio e a proatividade de fornecedores de serviços relacionados ganham um contorno a mais de otimismo.

Para 2024, o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) projeta crescimento nominal de 6% para vendas no primeiro trimestre. Nas previsões, o mês de março é o que apresenta as maiores altas. E tudo indica se tratar de uma curva ascendente. Uma pesquisa realizada pela Nuvemshop apontou que, no período entre 12 e 15 de março de 2023, pequenas e médias empresas faturaram um total de R$ 37,4 milhões. Em 2022, as vendas somaram R$ 28,5 milhões.

Do ponto de vista da tecnologia B2B, estamos acompanhando diversas soluções que o mercado vem oferecendo para otimizar a experiência do consumidor. Há quem diga que a inteligência artificial veio para subtrair empregos dos seres humanos, mais especificamente dos profissionais que atuam com atendimento. Entendo perfeitamente a preocupação das pessoas, ainda mais por estarmos lidando com um cenário novo e, historicamente, qualquer novidade traz dúvidas e receios.

Entretanto, observo essas mudanças a partir de adventos tecnológicos com bons olhos. Tais soluções – e aqui, não estou falando apenas da inteligência artificial – podem ajudar o comerciante a otimizar seus recursos. A título de exemplo, ao não ter que lidar com operações burocráticas, como retirada de pedidos, fechamento e entrega de contas ou emissão de notas fiscais, um garçom ou uma garçonete podem se dedicar mais ao atendimento e à relação com o consumidor. Isto é, há um ganho em humanidade, ao passo em que a etapa mais funcional do processo de venda passa a ser executada por um tablet ou um totem, que por sua vez enviam os pedidos diretamente do menu para a cozinha.

A mesma dinâmica pode ser pensada na fase de interceptação entre clientes e empresas, atualmente feita pelos chamados bots. Se houver uma ferramenta eficaz, o estágio de triagem, quando feito por intermédio de inteligência artificial, nada mais faz do que poupar tempo para a empresa fornecedora e, consequentemente, aos analistas de atendimento. Esse time de colaboradores, ao economizar de cinco a dez minutos por consulta (por ser dispensado do questionário mais básico), tem ao final de cada dia, pelo menos, uma hora a mais para se dedicar a outras atividades, inclusive, ao próprio avanço de carreira, debruçando-se sobre a funções mais estratégicas.

Pode parecer irrelevante para alguns, mas esses minutos enxutos aqui e ali podem ser convertidos em ganho intelectual dos atendimentos, que podem direcionar suas atenções ao estudo de produtos e serviços, à compreensão de funções gerenciais e à aprendizagem das chamadas soft skills – algo que as máquinas perdem para os humanos. É o entendimento das entrelinhas, do não-dito, do subliminar que nos diferencia. São essas competências, unindo cérebro e coração, que nos colocam à frente nessa referida “disputa”, que ao meu entender, não existe.

A inteligência artificial veio para trazer mais conforto e mais ganho de inteligência humana, afinal, com a otimização do tempo, os atendimentos humanos também mudam a sua relação com o time-sheet diário. Com a proximidade do Dia do Consumidor, é altamente relevante destacar que, na relação entre os dois lados do balcão, não há quem não se beneficie com o avanço de tais tecnologias. A satisfação é inegável, assim como o retorno em cifras de ponta a ponta.

e-commerce Brasil, 15/3/2024