Ranking mostra empresas com mais reputação

Ranking mostra empresas com mais reputação

A conselheira do IDV Luiza Helena Trajano foi apontada pela consultoria espanhola Merco, pelo quinto ano seguido, como a líder de negócio com melhor reputação no Brasil. Na lista dos 10 primeiros colocados, quatro são de empresas associadas do IDV. Além da própria Luiza Helena, Frederico Trajano, do Magazine Luiza, aparece na quarta posição; Arthur Grynbaum, do Grupo Boticário, na quinta; e João Paulo Ferreira, da Natura, em oitavo. Merco é o monitor corporativo de referência na América Latina e Espanha, onde vem avaliando a reputação das empresas desde 2000.

Já no ranking das empresas com melhor reputação, a Natura permanece na liderança. Outras empresas associadas do IDV também aparecem na lista: Magazine Luiza (3º lugar), Grupo Boticário (4º lugar) e Avon (9º lugar).

Confira matéria publicada pela Exame:

O TOP 3 de empresas com melhor reputação no Brasil tem nomes que seguem firmes na liderança. O ranking 2021 da Merco Brasil, um Monitor Empresarial de Reputação Corporativa, mostra que as posições dos líderes de hoje são os mesmos de 2020. Em primeiro lugar vem a Natura, em segundo a Ambev e em terceiro o MagazineLuiza.

A Natura é líder no ranking há desde que a pesquisa começou em 2013. Ambev está no segundo lugar desde 2018. No caso do Magazine Luiza, o movimento de chegada a esse trio foi mais recente. Em 2017, por exemplo, ela estava em 28º lugar.

De lá para cá, o crescimento da sua operação como ecossistema digital de compras e a pandemia ajudaram a alavancar o lado do e-commerce da empresa, fazendo sua reputação crescer.

“A pandemia fez com que alguns setores se destacassem mais no ranking, desde a edição de 2020. Entre eles o comércio eletrônico. Então, a Magalu já vinha num crescimento nos últimos anos e nesses dois anos de pandemia ela vai para terceiro lugar. Esse movimento tem a ver também com o movimento do setor. E dentro do setor deles, eles são destaque. É muito importante olhar para o topo do ranking e ver consistência. As empresas chegam nesse patamar e aí elas têm movimentações menores. São poucas variações no top 10”, destaca a diretora da Merco Brasil Lylian Brandão.

O ranking da Merco seleciona empresas a partir de entrevistas com diretores de grandes empresas e avaliações de diversos públicos, como jornalistas, consumidores, pesquisadores universitários.

Nesta pesquisa de 2021, foram 374 diretores de empresas na primeira etapa da pesquisa, indicando as empresas. Eles também dão notas a partir de seis atributos: resultados econômicos financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional da empresa e inovação.

Depois de Natura, Ambev e Magazine Luiza, os quarto e quinto lugares são ocupados pelo Grupo Boticário e pelo Google Brasil. Veja na imagem abaixo o TOP do ranking da Merco de 2021 e sua comparação com as posições de 2020.

Ranking Merco das 10 empresas lideres, 2020 a 2021

Além da consolidação do TOP 3 na liderança, outro movimento de destaque no último ano foi a entrada de empresas digitais como Mercado Livre e Netflix. Antes da entrada das duas empresas, apenas o Google estava dentro desses 10 primeiros lugares.

Outro destaque desse TOP 10 é a presença forte do setor de cosméticos. A Avon é interessante ter crescido pq o setor de cosméticos é de grande destaque. Historicamente o ranking tem a Natura como Líder, o Grupo Boticário do TOP 5 e agora há um reforço da reforço da relevância do setor, com a chegada da Avon ao 9º lugar.

“Depois da compra pela Natura&CO, a Avon subiu de posição. Não temos como dizer que foi por isso, mas aconteceu junto”, diz Lylian.

Para a diretora da Merco, é possível interpretar que as empresas foram pontuadas nesta edição de forma um pouco diferente do que acontecia anteriormente.

Os atributos talento, ética e responsabilidade corporativa ganharam mais peso na avaliação. Antes, atributos como resultados econômicos financeiros e qualidade da oferta comercial eram de longe os mais fortes. Isso indicaria uma tendência do mercado de se atentar mais a aspectos ESG, sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança.

Movimentações fortes

Em todo o ranking de 100 empresas, a diretora Lylian Brandão destaca que empresas digitais se fortaleceram. “Verificamos o crescimento de setores digitais, tanto na questão do varejo digital, mas também em serviços de pagamentos, comércio eletrônico, serviços financeiros”, explica.

No caso do iFood, por exemplo, a empresa saiu de 35º para 18º lugar. O Nubank também merece destaque porque foi, historicamente no ranking da Merco, a empresa que mais subiu. Hoje, ela está em 15º lugar.

A indústria farmacêutica cresce e hospitais também ganharam força, principalmente devido à pandemia. O Hospital Rede D’or São Luiz nunca havia estado no levantamento. Em 2021, entrou direto para o 79º lugar.

Outras empresas que não estavam no ranking em 2020 e agora entraram na listagem são o BTG Pactual (do mesmo grupo que controla a EXAME), Pfizer e Paypal.

Com a pandemia, as pessoas começaram também a valorizar mais serviços básicos. É o que explica a entrada da empresa de saneamento Sabesp em 86º lugar e de duas companhias de energia, a CPFL e a Copel, na lanterna.

Líderes

Quem também é alvo de análise de reputação no ranking da Merco são os líderes e executivos à frente das empresas. Mais uma vez, Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza ficou em primeiro lugar.

Com o crescimento da empresa, seu filho e CEO da companhia Frederico Trajano foi da sétima posição para a quarta.

Os líderes de Ambev e Natura também estão na lista de CEOs mais admirados, coincidindo com as boas posições das empresas.

No TOP 100 de líderes, um movimento de destaque é o das posições de mulheres. Todas as mulheres cresceram em sua posição. Os três maiores crescimentos também foram de mulheres: Ana Paula Assis (24º), Paula Paschoal (28º) e Cristina Junqueira (10º).

O TOP 10 também ganhou duas mulheres. No ranking anterior, eram apenas homens.

Tabela ranking dos top 10 lideres empresariais

Foto: Divulgação