A hegemonia de Shopee e Shein nos downloads de apps pelos brasileiros

Os asiáticos Shopee e Shein lideram com folga o download de apps por brasileiros em suas categorias, mostra relatório do banco UBS.

A Shopee, de Cingapura, abocanhou 30,8% dos downloads de apps de marketplace no país, contra fatia de 19,2% da Americanas, 15,7% do Magalu e 12,3% do Mercado Livre. Os dados são do UBS Evidence Lab e da Sensor Data. Paralelamente, a Shopee anunciou esta semana que o número de seus vendedores locais no Brasil disparou 600% em 2021, atingindo 1 milhão.

Enquanto isso, reportagem do jornal Valor Econômico mostrou este mês que as varejistas brasileiras organizam um movimento para combater marketplaces estrangeiros que, na visão delas, vendem produtos falsificados ou sem a devida cobrança de impostos. Entre os alvos estaria a Shopee. A organização se dá, de acordo com a reportagem, por meio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que reúne 75 varejistas.

Já a chinesa Shein, que pratica o chamado “ultra fast fashion” — roupas extremamente baratas e coleções que mudam na velocidade das redes sociais —, lidera nos downloads dos apps de vestuário. Sua fatia atingiu quase 50% dos downloads no fim de janeiro, muito à frente de concorrentes como Arezzo, Renner, C&A e Riachuelo.

Em volume de acesso aos sites, porém, tanto Shopee como Shein estão muito atrás dos rivais. Usando dados da SimilarWeb, o relatório do UBS mostra, por exemplo, que o Mercado Livre teve 265 milhões de visitas em dezembro, enquanto a Shopee não atingiu sequer 80 milhões.