Entidades anunciam Projeto para a Nação durante o Latam Retail Show

Entidades anunciam Projeto para a Nação durante o Latam Retail Show

O IDV e cerca de 20 entidades nacionais dos setores de comércio, varejo e consumo, que reúnem mais de 600 mil empresas associadas, divulgaram nesta quinta, 21, durante o encerramento do Latam Retail Show 2023, o “Projeto para a Nação”. Trata-se de uma coalizão apartidária que foi criada com o propósito de desenvolver, implantar e acompanhar projetos que visam o crescimento sustentável do Brasil (clique aqui para acessar).

O grupo de entidades empresariais nacionais ligadas aos setores de comércio, varejo e consumo vem se reunido desde o começo do ano buscado sinergias para desenvolver ações decisivas na criação de um projeto para o Brasil. O propósito é conduzir pesquisas, desenvolver estratégias, implementar iniciativas e monitorar a execução de projetos essenciais para impulsionar um crescimento sólido e duradouro do país, resgatando o protagonismo e a responsabilidade do setor empresarial.

Durante o processo de criação, o grupo reconheceu algumas iniciativas já existentes, como o trabalho “Agenda Brasil 2034”, desenvolvido pelo Movimento Brasil Competitivo com o apoio da Fundação Getúlio Vargas, bem como os “12 Compromissos para um País mais Competitivo”, além das propostas e recomendações de políticas públicas para o comércio de bens, serviços e turismo desenvolvidas pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) apresentadas em 2022.

A ideia é que o “Projeto para a Nação” se torne um espaço de colaboração no qual propostas destinadas a impulsionar o País podem ser discutidas e colocadas em prática, com uma visão estratégica e de longo prazo, gerando estímulos tanto para o desenvolvimento social quanto para empresarial.
15 propostas concretas

A apresentação do “Projeto para a Nação” inclui 15 propostas concretas que abrangem questões como tributação, economia, educação e bem-estar social. De acordo com as associações, essas propostas são um roteiro sólido para o progresso econômico e social do Brasil, formulado por representantes comprometidos com o futuro da nação. A expectativa é de que também atraia investimentos, tanto internos quanto externos, fortalecendo a economia e a posição do Brasil no cenário global.

“O ‘Projeto para a Nação’ continuará a ser construído a partir do que já existe do que possa ser atualizado, ajustado e ampliado. Entretanto, ao mesmo tempo, existem temas urgentes, de curto e médio prazo, que exigem alinhamento, mobilização, que representem o pensamento empresarial desses setores e sejam levados em consideração de forma ampla nas reformas e ações que se propõem neste momento”, diz um trecho da carta.

Confira as 15 propostas:

1. Ampliação do acesso ao crédito para consumidores e empresas em bases competitivas.

2. Simplificação tributária, redução da cumulatividade e da informalidade.

3. Ampliação do acesso à educação profissional e tecnológica de qualidade.

4. Atualização e ampliação da infraestrutura digital.

5.Diversificação da matriz logística nacional com o apoio da iniciativa privada.

6. Reorganização da matriz energética para diminuir o custo da energia e o risco do desabastecimento.

7. Modernização da legislação trabalhista para geração de empregos formais contemplando as novas alternativas das relações no trabalho e com redução dos encargos dos empregadores e sem alteração dos direitos dos empregados.

8. Revisão dos programas sociais para desestimular a informalidade e aumentar a ocupação e a qualificação profissional.

9. Simplificação regulatória, profissionalização e independência das agências reguladoras.

10. Integração ativa com a economia global com abertura comercial dentro de equivalentes critérios competitivos e tributários.

11. Ampliação da eficiência e produtividade do serviço público brasileiro a partir da transformação digital e racionalização de processos.

12. Implantação da reforma administrativa que promova a modernização, racionalização e a desburocratização do aparelho estatal, de modo a eliminar entraves, otimizar recursos e contribuir para o equilíbrio fiscal.

13. Melhoria do ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

14. Valorização do tema ambiental com avanço das políticas públicas de promoção da sustentabilidade e adequação das regulações.

15. Promoção da reforma do judiciário de forma a agilizar processos e aumentar a segurança jurídica para investimentos internos e externos.

As entidades participantes do “Projeto para a Nação” são: Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), Associação Brasileira de Franchising (ABF), Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira de StripMalls (Abmalls), Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO), Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abiótica), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afrac), Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Instituto Foodservice Brasil (IFB), Grupo de Líderes Empresariais – LIDE, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).