Opinião: Com chantagem dando certo, Bolsonaro não tem interesse em pacificação

Opinião: Com chantagem dando certo, Bolsonaro não tem interesse em pacificação

Madeleine Lacsko — Na Live UOL desta terça-feira (29), comentei a entrevista do empresário Antonio Carlos Pipponzi, sócio e presidente do conselho da RD —dona das redes de farmácias Raia e Drogasil— concedida com exclusividade ao UOL.

Pipponzi, que também integra o conselho do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), entidade que reúne empresas como Magazine Luiza, Riachuelo, Arezzo e Carrefour, além da própria RD, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria agir contra os atos golpistas.

Colunistas do UOL

“Nessa hora, o presidente tem de comparecer, reconhecer a derrota. Ele ainda é o presidente e deveria estar contornando toda essa crise de movimentos golpistas, deveria estar evitando esse tipo de coisa”, afirmou.

Desaparecido desde a derrota para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas urnas, Jair Bolsonaro (PL) deveria começar a ouvir pessoas como o empresário, mas seu comportamento mostra que ele não tem interesse algum em pacificação.

O atual presidente sabe que sua chantagem está dando certo, já que no Brasil o valor político não está ligado à capacidade de proposição de um projeto de futuro para o país, mas sim do perigo e ameaça representados.

Em silêncio, Bolsonaro usa quem ainda está na rua, em atos golpistas, para mandar o seu recado e mostrar o tamanho do risco que ele —e seu entorno— pode representar.

Na Live UOL, falamos também sobre o apoio à reeleição do presidente da Câmaras dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que deve unir lulistas e bolsonaristas; sobre o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que ao curtir a vida no Qatar, mostra que o sacrifício da família Bolsonaro pelos patriotas é comovente; e sobre a nota divulgada pelo PL, na qual o partido diz que ‘adotará todas as medidas’ após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) bloquear conta da sigla.

Noticias UOL, 30/11/2022