Como usar Inteligência Artificial para conquistar excelência operacional no foodservice

Como usar Inteligência Artificial para conquistar excelência operacional no foodservice

Tema será debatido, em setembro, em painel do Latam Retail Show, maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina

Assunto do momento das mesas de bar até as salas de reuniões das empresas, a Inteligência Artificial (IA) vai subir aos palcos do Latam Retail Show, o maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina, que será realizado em setembro em São Paulo. Em um dos painéis, o foco será o uso de IA para aumentar a eficiência operacional nos três elos da cadeia do foodservice: a indústria, a distribuição e a operação.

“A Inteligência Artificial e os dados, de forma geral, têm sido usados num processo ativo de cruzamentos e análises para que as empresas possam se estruturar de maneira mais preditiva”, analisa Cristina Souza, CEO da consultoria Gouvêa Foodservice e colunista da Mercado&Consumo. “Se a empresa consegue prever a demanda em determinadas regiões, ela consegue se estruturar e se tornar mais eficiente e lucrativa.”

Cristina vai mediar no dia 21 de setembro, a partir das 11h45, o painel “Food brain – Eficiência operacional no foodservice a partir da Inteligência Artificial: indústrias, distribuidores e operadores”. Os palestrantes convidados são Rodrigo Maingue, business director (BEO) da Nestlé Professional; João Bibar, general nanager da Pede Pronto; e Alessandro Rios, diretor-geral da Martin Brower no Brasil.

Os distribuidores, exemplifica Cristina Souza, podem usar a Inteligência Artificial para prever possíveis pedidos, de forma a antever emergências, como eventos que atraem um número atípico de pessoas, e apoiar os operadores. A indústria muitas vezes depende do compartilhamento de dados dos varejistas para aprender e se tornar mais inteligente – e, a partir daí, se estruturar para oferecer embalagens mais apropriadas. Já empresas de tecnologia que atuam no foodservice têm a vantagem de conhecer o comportamento de compra das pessoas, como elas fazem seus pedidos e como interagem com os meios de pagamento.

A sustentabilidade, diz a especialista, é outra vertente relacionada diretamente ao tema, uma vez que pode representar, em última instância, redução de desperdício de alimentos. “Existem um ganho claro para o negócio, porque com dados a empresa consegue evitar a ruptura e potenciais desperdícios, o que tem impacto na experiência do cliente”, analisa.

O outro ganho, diz Cristina Souza, é para a sociedade como um todo. “Não adianta o Brasil ser o terceiro maior produtor mundial de alimentos e perder os avanços que existem no setor. Ainda existe muito desperdício de alimentos na produção, na cadeia e na ponta.”

O assunto é importante não apenas para as empresas envolvidas diretamente na cadeia do foodservice. O varejo alimentar, por exemplo, precisa de dados e de Inteligência Artificial para conseguir ter uma melhor previsibilidade de demanda.

Além do painel que será mediado por Cristina Souza, o foodservice estará presente no Latam Retail Show 2023 em outros momentos, como no Foodbiz Summit, idealizado em parceria com Instituto Foodservice Brasil (IFB).

Programação do Latam Retail Show

A Gouvêa Experience, organizadora do Latam Retail Show, anunciou entre os palestrantes da edição de 2023 dois dos maiores especialistas em varejo do mundo. A CEO da GDR Creative Intelligence, Kate Ancketill, estará a abertura do LRS e mostrará que é possível fazer mais com menos, utilizando tecnologia, negócios e pessoas. Kate Ancketill é especialista em tecnologia, consumo, varejo e inovação de marcas. Ela contextualiza e torna compreensível, para todos, novas tecnologias e mudanças sociais complexas, ajudando líderes empresariais a planejarem o futuro de suas empresas.

Outro nome confirmado foi o de Neil Patel, fundador da NP Digital e um dos maiores nomes do marketing digital. Antes dos 30 anos, Patel já figurava na seleta lista dos 100 melhores empreendedores do ex-presidente americano Barack Obama. Ele também é autor de best-sellers do New York Times e um dos profissionais de marketing mais influentes do mundo, de acordo com o The Wall Street Journal e a Forbes.

“Nossos palestrantes são referência no setor e irão dividir conosco suas experiências individuais e estratégias que costumam adotar em suas gestões. Além disso, apresentaremos muita tecnologia e a inovação durante o Latam Retail Show, que são fundamentais para impulsionar os setores de consumo e varejo”, afirma o CEO da Gouvêa Experience, Tonico Novaes.

Durante três dias, a 8ª edição do Latam Retail Show terá cerca de 60 palestras e painéis temáticos que abordarão três linhas temáticas: Desafios do Agora, Imagin(ação) para o Futuro e Olhar para as Pessoas. O evento também contará mais de 100 horas de conteúdo pago e gratuito e sete pesquisas inéditas, além dos prêmios Experience Awards e Retail of Tomorrow, da competição Printer Chef, do 1º Encontro de Varejo e Consumo para uma Proposta para a Nação, do Study Tour e do fórum “IDV – Desenvolvendo o ESG no Varejo e Consumo”. O Strip Malls, voltado para os centros comerciais, e o Private Label Connection, promovido pela Amicci, também acontecem nos três dias de evento. E, pela segunda vez, o Latam Retail Show também terá transmissão online.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagem: Pexels