União de lojistas deve ser a marca da Sampa Week 2021

Com a volta de São Paulo à fase amarela, comerciantes e prestadores de serviços se engajam na 2º edição da campanha para aumentar as vendas, mas seguindo todos os protocolos sanitários

Em janeiro de 2021, o aniversário de 467 anos da cidade de São Paulo vai se tornar ‘uma semana de descontos e oportunidades’. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo anunciaram, na última segunda-feira, 30/12, a segunda edição da Sampa Week.

Entre os dias 23 e 31 do próximo mês, lojas, restaurantes, hotéis, museus e outros estabelecimentos oferecerão descontos aos consumidores, assim como nas ações da Black Friday e Semana Brasil. Após parecer favorável da Câmara Municipal de SP, a Sampa Week agora faz parte do calendário de eventos da cidade.

A diferença dessa edição para a anterior é que ela será realizada em plena pandemia, e foi anunciada no dia em que o governo paulista colocou todo o estado de São Paulo de volta à fase amarela, ampliando medidas restritivas para conter a disseminação do novo coronavírus. Na semana retrasada, as internações subiram 17%.

Porém, Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), disse que o varejo ampliado (inclui turismo e restaurantes) não deve pagar a conta sozinho.

“O problema são as aglomerações. Mas é inadmissível a restrição em shoppings e no comércio de rua.”

Mesmo acatando a decisão, a ACSP, em nota oficial, lamentou a decisão do governo às vésperas do Natal, já que os comerciantes vêm cumprindo normas de segurança e orientando o público a manter distanciamento.

Ao lembrar que a pandemia deve continuar, Cotait convocou os participantes da reunião virtual do Conselho de Varejo da ACSP sobre a Sampa Week 2021, a não deixarem a data ‘esmorecer”, mesmo no atual cenário.

Também reforçou a importância de comerciantes e prestadores de serviço se unirem para investir na semana promocional, criada a partir da ideia de Arab Chafic Zakka, fundador da rede Preçolândia e membro do Conselho Superior da ACSP, presente à reunião, para potencializar negócios num período fraco em vendas.

“Uma reflexão para todos: não será fácil tocar a vida em janeiro de 2021, nem podemos esperar os mesmos resultados da primeira edição”, disse Cotait. “Mas se estivermos unidos para enfrentar as dificuldades e redobrar o trabalho em apoio à nossa cidade, certamente a Sampa Week 2022 recompensará o esforço.”

Na 1ª edição da Sampa Week, em janeiro último, as lojas físicas venderam 16,32% e o e-commerce 32,50% a mais do que em igual semana de 2019, totalizando alta de 3,4% nas vendas totais do varejo no período.

Além de Fabíola Xavier, diretora executiva do IDV, que representou o presidente Marcelo Silva, participaram do encontro e se engajaram na semana representantes dos Correios, da Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias), da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), do SP Convention Bureau e do setor de Turismo, da Associação Comercial dos Jardins e das Distritais da ACSP.

PRÓXIMOS PASSOS

Criada pela ACSP e o IDV para potencializar o calendário varejista e atrair mais turistas para a cidade em período de férias – principalmente do interior -, a estratégia da Sampa Week é alavancar o faturamento dos negócios, além das tradicionais liquidações promovidas no primeiro mês do ano para desovar estoques.

Para a edição 2021, Abdo Hadade, vice-presidente da ACSP e coordenador geral do Conselho de Varejo da entidade, afirmou que a verba de apoio à Sampa Week dobrou, e que tanto lojistas associados como não-associados terão um apoio muito grande para participar da campanha em janeiro.

Hadade disse também que há expectativa de que a Receita Federal permita iniciar a campanha que irá sortear um automóvel de luxo, assim como nos shoppings, com a venda de cupons por R$ 5 a partir da Sampa Week.

“Estamos trabalhando essa promoção também para que o lojista, principalmente o pequeno, aumente o seu volume de vendas e consiga um faturamento melhor”, afirma. O sorteio está previsto para junho/2021.

COMO PARTICIPAR

A partir do dia 07/12, estará disponível no site oficial da Sampa Week o material de comunicação para download para os participantes, que pode ser trabalhado em conjunto com a marca ou isoladamente. Haverá também um espaço para que esses comerciantes postem sugestões e melhorias para a campanha.

Douglas Formaglio, vice-presidente da ACSP e coordenador das distritais, disse que as 15 distritais já estão antecipando a distribuição de material em suas áreas de abrangência para gerar reflexos inclusive no turismo. “Devagarzinho, essa data deve ficar tão grande quanto o Natal ou a Black Friday”, acredita.