Supermercado representa oportunidade de crescimento profissional

Supermercado representa oportunidade de crescimento profissional Supermercado representa oportunidade de crescimento profissional

Matéria do Diário da Manhã, de Goiânia, cita dado levantado pelo IDV, sobre o varejo nacional. Confira:

Setor facilita o cotidiano das pessoas, unindo em um único local várias opções de compras

O supermercado é para muitas pessoas uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Isso acontece porque muitas funções não exigem um conhecimento específico. O varejo continua sendo um vasto campo de oportunidades para construir uma carreira. De quatro empregos gerados, um é criado pelo varejo, maior empregador privado do Brasil, segundo o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). Assim, profissionais de todas as faixas etárias, em especiais jovens, encontram uma oportunidade e incentivos para se desenvolverem.

Esse foi o caso da Paula Catarina Rodrigues Aguiar Silva, de 36 anos. Ela entrou no mercado de trabalho como empacotadora aos 18 anos em um rede de supermercados, depois de muita dedicação e alguns anos de aprendizado, hoje, conquistou a vaga de gerente da loja. Ela atua na unidade do Jardim Ana Lúcia e comanda 72 colaboradores.

Tanto na vida profissional, como pessoal, o supermercado faz parte da história de Paula. “É do supermercado a minha primeira e única carteira assinada”, enfatiza.  Com o seu emprego conquistou uma casa, um carro e, ainda, educa seus dois filhos. “O trabalho com o varejo foi de suma importância para eu aprender a trabalhar com pessoas. Para crescer profissionalmente em um supermercado basta querer, ter responsabilidade e desenvolver pessoas”.

Durante a sua carreira de 18 anos no supermercado, Paula Catarina se alegra ao revelar que ajudar no crescimento profissional de muitos colegas foi a maior vitória obtida. “Já formei encarregado, gerente de setor, entre outros. A principal conquista de um líder é saber aprender a formar pessoas”, revela.

Paula entrou na rede como empacotadora, depois assumiu o cargo de operadora de caixa, chegou a ser orientadora, tesoureira, encarregada e há pouco mais de um ano, devido à política de plano de carreira da Cencosud, assumiu a gerência da loja.

Para o consumidor

O supermercado facilita o cotidiano do consumidor, já que une feira, açougue e a padaria em um mesmo local. O formato atual de supermercado é recente. Nasceu há pouco mais de 90 anos, antes disso, existiam as vendas, no qual o cliente entregava a lista e esperava no balcão. A mão de obra do atendente encarecia as compras de alimentos.

Hoje, o supermercado não é um local apenas para comprar comida, mas oferece uma variedade de produtos. Por exemplo, é possível adquirir eletrodomésticos, aparelhos de celular, utensílios para casa e até mesmo decoração, além de cama, mesa e banho.