Instabilidade política e Copa com Black Friday podem influenciar varejo, diz setor

A projeção de vendas do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) para os próximos meses, que vai ser divulgado nesta quinta (20), aponta queda de 1,1% em outubro nos cálculos que descontam o IPCA.

Em novembro, a projeção é de um recuo de 0,5%, e em dezembro, de 3,2%, em relação aos mesmos meses do ano anterior.

Segundo o IDV, o mês de setembro também trouxe queda de 1,7% na comparação anual, em termos reais.

IAV-IDV na Folha de S. Paulo

A divulgação do último IAV-IDV tem repercutido na mídia, como nesta nota publicada pelo jornal Folha de S. Paulo.

No recorte do índice antecedente de vendas por setores, os produtos de compra não cíclica, como móveis e eletrodomésticos, apontam queda de 2%, e o material de construção, recuo de 6%.

Já os mercados de compra cíclica apresentam variação positiva, como produtos farmacêuticos e beleza (21%), vestuário (10%), alimentos (7%) e outros artigos (22%), conforme os números do IDV, que reúne redes como Arezzo, Bob’s e Carrefour.

Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV, afirma que alguns fatores podem influenciar o varejo nos próximos meses, como “instabilidade politica em razão do 2º turno da eleição presidencial, a redução de impostos em diversas categorias de produtos e a combinação da Copa do Mundo com datas sazonais tradicionais, como a Black Friday e a Cyber Monday”.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix
Painel S.A., Folha de S. Paulo – 19/10/2022