Empresários de Pernambuco se mobilizam por doações

O IDV firmou uma parceria com a ONG Atitude Pernambuco para a campanha SOS Pernambuco.

O Movimento Atitude Pernambuco, criado em 2018 por 26 grandes empresários pernambucanos para fortalecer seu engajamento em temas sociais relevantes, nas áreas de educação, infraestrutura e trabalho, lançou no fim de semana passado uma campanha emergencial com meta de levantar R$ 5 milhões até o fim do mês para ajudar os atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias no Estado. Até ontem, segundo a Secretaria Executiva de Defesa Civil, havia 6.650 desabrigados, pelo menos 128 mortos e 24 municípios da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata do Estado em situação de emergência.

Em menos de uma semana, o Atitude arrecadou R$ 500 mil, que serão revertidos na compra de colchões, alimentos, remédios, entre outras necessidades imediatas. Segundo Guilherme Cavalcanti, diretor-executivo da organização, estima-se que 100 mil pessoas tenham sido afetadas de alguma forma pela tragédia. “Tenho 45 anos e nunca presenciei nada assim. O que aconteceu no Recife muda o patamar da expectativa que se tem para desastres futuros. E a gente precisa mudar também o patamar da capacidade de resposta do Estado.”

Ao mesmo tempo em que trabalha na ação emergencial, o movimento já tem uma meta posterior, para quando “as chuvas derem uma trégua”, diz ele. “Estamos focados não apenas em atender o que é urgente, mas em trabalhar junto com o poder público na construção de novas políticas públicas de enfrentamento a esse tipo de calamidade”, afirma. “Também estendemos um apelo para que grandes grupos empresariais do restante do país possam se mobilizar e dar uma resposta mais enfática neste momento.”

Entre as maiores empresas inseridas no Atitude Pernambuco estão Grupo Moura, de Paulo Sales, Masterboi, de Nelson Bezerra, CONE, de Marcos Alberto Dubeaux, Ferreira Costa Home Center, de Guilherme Ferreira da Costa, Usina Petribu, de Jorge Petribu e Grupo Cornélio Brennand, de Carlos Eugênio Brennand. Durante a pandemia, a organização arrecadou R$ 11,5 milhões para compra de respiradores, alimentos e remédios.

O movimento de doações tem apoio da Amcham Brasil, a câmara de comércio americana, e do Instituto de Desenvolvimento do Varejo, que reúne empresários e CEOs de 64 companhias. A logística e distribuição dos itens adquiridos são feitas pelo Transforma Brasil, maior rede de voluntariado do país, com 2,5 milhões de pessoas. Segundo Fábio Silva, fundador da organização, o Transforma esteve presente nas grandes tragédias recentes do país, incluindo Brumadinho, Mariana, Petrópolis e em ações emergenciais no Nordeste. A instituição atua no Recife (PE), Campinas (SP), Petrópolis (RJ) e Campina Grande (PB) e já foi premiada pela Organização das Nações Unidas por seu trabalho de desenvolvimento nas cidades.

Desde que começaram as tempestades e enchentes no Estado, em 25 de maio, o Transforma Brasil distribuiu 10 mil colchões para as famílias desabrigadas, 12 mil kits de higiene, 8 mil fraldas e 13 mil marmitas. “Com a chegada do Atitude podemos ampliar significativamente as ações emergenciais e também os trabalhos no pós-emergência. As famílias vão precisar desde retirada de documentos até atendimento psicológico”, afirma Silva. “Por mais que seja um movimento de Pernambuco, eles têm muitas conexões nacionais e internacionais, o que nos ajuda ainda mais.”

Por Marília de Camargo Cesar — De São Paulo — Valor

Banner de rede social do IDV, divulgação de parceria com a ONG Atitude Pernambuco para a campanha SOS Pernambuco.