“Fui criada para enfrentar os problemas e não fugir deles”, diz Luiza Helena Trajano
Em live da Dinheiro, Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, fala sobre empreendedorismo feminino
A retransmissão da entrevista pelo YouTube está disponível aqui.
Ela personifica a ascensão e consolidação da mulher no mundo dos negócios. Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e foi responsável pelo salto de inovação que colocou a empresa entre as maiores varejistas do Brasil. Ela é reconhecida como uma das mais influentes empreendedoras brasileiras, além de ser presidente do Grupo Mulheres do Brasil. A empresária foi a convidada da live da IstoÉ Dinheiro, nesta quinta-feira (10). Na entrevista com editora e colunista de Sustentabilidade da revista, Lana Pinheiro, Luiza Helena conta sobre sua trajetória empresarial, avalia as crises – econômica e social – que o País atravessa, discorre sobre empreendedorismo feminino, analisa o cenário da desigualdade social brasileira e expõe as expectativas do Mulheres do Brasil. Diz mais. Na live, ela conversa sobre racismo, violência doméstica e questões de gênero. “A mulher tem que começar a enfrentar o machismo. Detesto esse machismo enraizado. Nunca deixei de ser feminina. Eu acredito muito na junção do masculino e feminino.”
Luiza Helena é a mulher mais rica do Brasil, com fortuna estimada em US$ 4,5 bilhões (cerca de R$ 24 bilhões), de acordo com a revista Forbes. Mas é na luta por um País mais socialmente justo e igualitário que ela tem direcionado boa parte de suas energias. Atua também como conselheira em 12 diferentes entidades – entre elas Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Grupo Consultivo do Fundo de População da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. “A pandemia deixou a desigualdade social escancarada.”
Graduada em Direito e natural de Franca (SP), deu continuidade e revolucionou a empresa fundada pelos pais, em 1957, e batizada em homenagem à mãe, também chamada Luiza. “Minha mãe falava: nunca se esqueça, se foi ruim, foi porque você trabalhou; se foi bom, foi Deus que ajudou. E não tem uma cartilha, porque, se tivesse, você ia largar tudo e fazer o que a cartilha indica. Tem mães que trabalham fora com filhos ótimos; tem mães que trabalham fora com filhos péssimos. Não tem uma receita. Não pegue culpa”, diz.
Para empreendedores ela orienta: “Tem que começar fazendo, depois se estruturando. A oportunidade vai aparecer.” Para a executiva, existe no Brasil uma política de não pagar imposto, de não registrar funcionário e que essa “cultura” é errática. “Procure se capacitar, buscar informações e ter um mínimo de formalização”, aconselha.
Com 1.100 lojas e um braço digital responsável por metade das vendas e em constante evolução, o Magazine Luiza tornou-se um império do varejo. Apesar de ser filha dos donos, Luiza Helena começou de baixo. Aos 18 anos, foi contratada como aprendiz e ocupou diversos cargos antes de se tornar a CEO, em 1991. “Nunca tive dó de mim. Fui criada para enfrentar os problemas e não fugir deles. Sempre transformei problemas em soluções.”
Durante a live, ela também opina sobre a digitalização como processo de avanço da sociedade no pós-pandemia. “O digital não é uma cultura, é um sistema de vida.”
Aos 68 anos, Luiza Helena é a única executiva brasileira na lista global do World Retail Congress, um dos maiores e mais importantes eventos de varejo do mundo. Durante a quarentena, ela tem mantido a rotina intensa de trabalhos, que abrange as militâncias, empresarial e política. Isso mesmo. A executiva afirma que é política, no significado amplo da palavra, não no sentido partidário.
“Nós queremos um Brasil melhor, queremos diversidade, queremos democracia, sem falar mal de ninguém ou ser contra ou a favor de um ou outro. Acredite no País, acredite em você e vamos lutar. A gente merece um País maravilhoso”, finaliza.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Cookies essenciais
Favor deixar cookies essenciais sempre habilitados para que possamos lembrar suas escolhas no website.
Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas escolhas.Isto significa que cada vez que você visita o website, terá de habilitar/desabilitar os cookies novamente.
Analytics
Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.