Setor varejista prevê vender R$ 8,44 bilhões no Dia das Crianças

Setor varejista prevê vender R$ 8,44 bilhões no Dia das Crianças

Estudo aponta que 73% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras neste Dia das Crianças.

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que as vendas do comércio varejista para o Dia das Crianças devem somar R$ 8,44 bilhões este ano, uma alta de 1,2% em relação ao desempenho do ano passado, já descontada a inflação do período. Ainda de acordo com a CNC, o Dia das Crianças é considerado o terceiro evento mais relevante do calendário do varejo nacional, perdendo apenas para o Natal e para o Dia das Mães em volume de vendas.

Já segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, em média, os consumidores pretendem comprar 2,3 presentes e gastar cerca de R$ 343. O valor é 41% maior do que os R$ 242 gastos em 2022. Os principais motivos para gastar mais são: comprar um presente melhor (39%), comprar mais presentes (38%) e aumento do preço dos produtos (37%). Enquanto os que pretendem gastar menos justificam pelo orçamento apertado (27%), outras prioridades de compra (20%), pagar dívidas em atraso (20%) e economizar (18%).

“O Dia das Crianças é uma das datas que mobilizam os consumidores brasileiros. Não apenas pela expectativa que os pequenos criam em torno dos presentes, mas também pelo feriadão típico desta época, que acaba promovendo mais setores da economia. É uma espécie de prévia do Natal. E as expectativas para a data este ano vêm carregadas de otimismo para os varejistas.” É o que mostra uma pesquisa realizada pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, empresa especializada em pesquisas de mercado online. O estudo aponta que 73% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras no Dia das Crianças. Isso cria uma estimativa de movimentação na ordem dos R$ 18,8 bilhões, superando consideravelmente os R$ 13,7 bi do ano passado.

A fome de compra dos consumidores aproxima-se, em média, dos R$ 343 para este ano, ante os R$ 101 de 2022. A considerar os hábitos de compras dos brasileiros, é possível cravar que boa parte das vendas venha a ser feita de forma parcelada. E isso vai exigir mais segurança e, ao mesmo tempo, maior poder de consumo da população.

Imagem: Gerada com uso de teconologia AI e acervos de domínio público / BZO