Comunicado do Instituto para desenvolvimento do varejo (IDV)

Comunicado do Instituto para desenvolvimento do varejo (IDV)

18 de maio de 2020

Fundado há 16 anos, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) tem como propósito participar intensamente das mudanças estruturais do país, promovendo o desenvolvimento sustentável do varejo e contribuindo para a melhoria da vida das pessoas.

O IDV acredita que para ser bom para o varejo, tem que ser, necessariamente, bom para o Brasil. Em suas crenças, considera que a democracia e o livre mercado são fundamentais para o desenvolvimento e o fortalecimento das instituições e dos negócios no país.

Encontra-se em curso uma proposição de medidas, sob a análise do Senado Federal, cujos efeitos, caso aprovadas, poderão ser danosos e negativos para a economia brasileira.

Em qualquer que seja o setor, o congelamento de preços ou fixação de formas de tabelamento, imposição de condições de crédito, aumento de impostos e taxas, quebra de contratos, dentre outras, são medidas que poderão gerar insegurança jurídica, impactar e dificultar a retomada das atividades econômicas, tão necessária pela devastação causada pela pandemia.

Nós, associados do IDV, conhecemos bem os terríveis efeitos causados por medidas dessa natureza em crises anteriores; medidas que, no primeiro momento, parecem ser do interesse da população, mas, em seguida, provocam desabastecimentos, desequilíbrios nas relações de negócios e desmantelamento das cadeias produtivas, com graves consequências para toda a população.

Urge, portanto, o estabelecimento de plano estruturado, com a participação dos poderes constituídos da República, nos âmbitos federal, estadual e municipal, para serem traçados rapidamente objetivos claros e transparentes, alinhados com a sociedade civil, com foco na preservação da saúde e na efetivação de ações conjuntas para o controle da pandemia e a retomada das atividades econômicas do país.

Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV)