Varejistas se reúnem com Alckmin e Mercadante para discutir reformas

Confira algumas matérias veiculadas sobre a reunião dos associados do IDV com Geraldo Alckmin, candidato a vice-presidente, e Aloizio Mercadante, coordenador da campanha da chapa.

Os principais empresários do varejo se reuniram nessa quarta-feira (10) com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo do candidato petista. O encontro, organizado pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), no hotel Unique, em São Paulo, teve dois temas centrais: a reforma tributária e revogação da reforma trabalhista.

Os empresários questionaram como o PT deverá conduzir as reformas, caso Lula seja eleito. O ex-presidente não compareceu à reunião por conta de uma indisposição estomacal. O encontro reuniu cerca de 60 varejistas, entre eles, a empresária Luiza Trajano (Magazine Luiza) e Flavio Rocha (Riachuelo).

A revogação da reforma trabalhista é um ponto sensível ao empresariado. Em diversos pronunciamentos, Lula tem prometido acabar com o dispositivo, responsável por diminuir o desemprego no Brasil e facilitar contratações.

Outro tema discutido foi sobre como a reforma tributária deverá ser conduzida em eventual governo do PT. “Colocamos em debate a importância de uma reforma ampla, que não só atenda os Estados e municípios, como o empresariado e consumidores”, disse Jorge Gonçalves Filho, presidente do instituto que promoveu o evento, em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Segundo o presidente do IDV, Alckmin estava “muito à vontade” no encontro com os varejistas e não fugiu das perguntas durante as duas horas da reunião.

O IDV divulgou, no ano passado, levantamento mostrando que o Brasil deixou de arrecadar entre R$ 400 bilhões e R$ 600 bilhões em impostos em 2020. A sonegação de impostos é uma forte preocupação do setor, disse Gonçalves.

***

Confira matéria veiculada no SBT sobre o encontro dos associados do IDV com Alckmin e Mercadante.

***

Veja mais notícias sobre este evento (e outros) na página do IDV no Facebook.