Pernambuco recebe doação de equipamentos para imunização

O governo de Pernambuco recebeu, do Movimento Unidos pela Vacina, freezers para armazenamento de imunizantes. Confira matéria publicada no jornal Diário de Pernambuco:

Pernambuco recebe doação de equipamentos para a imunização

O material, que vai auxiliar na campanha de vacinação contra a Covid-19, foi entregue através do movimento Unidos pela Vacina e o IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo.

Ultrafreezers doados por empresários reforçam campanha de vacinação contra a Covid em Pernambuco

Equipamentos para armazenamento de imunizantes foram entregues, nesta quarta (25), em evento no Recife. Também foram doados 160 monitores de temperatura para caixas térmicas e computadores.

O governo do estado recebeu do movimento Unidos pela Vacina três ultrafreezers, que atingem temperatura de -86° C, para armazenar doses de imunizantes.

Esses equipamentos têm capacidade para 1,6 mil litros e conservam as vacinas entre 2° C e 8° C. É a temperatura considerada padrão para a maioria das vacinas existentes no Brasil, inclusive as destinadas ao combate da Covid-19.

Esses ultrafreeezers são certificados pelo Ministério da Saúde (MS) e têm o aval da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Três ultrafreezers e vários equipamentos foram doados por empresários ao governo de Pernambuco

Três ultrafreezers e vários equipamentos foram doados por empresários ao governo de Pernambuco (Foto: Heudes Régis/ Divulgação)

O grupo que doou os equipamentos é formado pelo Grupo Mulheres do Brasil (GMB) e pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo. A solenidade de entrega reuniu representantes do empresariado e do governo do estado.

Representante do movimento Unidos pela Vacina, Marcelo Silva afirmou, por meio de nota, que a doação mostra a importância do engajamento da sociedade civil nas ações para beneficiar as pessoas que estão precisando.

O movimento fez a articulação com 30 empresas madrinhas. Com elas, conseguiu viabilizar, ao todo, 3,1 mil itens, ao longo da pandemia.

O governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que o convênio que permitirá aceleração da atual e de futuras campanhas de vacinação no estado.

Outras ações

Essa não é a primeira ação do Movimento Unidos pela Vacina em Pernambuco. O grupo já tinha doado ao estado 30 geladeiras do tipo câmara fria para o armazenamento dos imunizantes contra a Covid-19.

Esses equipamentos foram encaminhados à sede do Programa Estadual de Imunização e ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), que funciona no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife.

Também foram contempladas todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), nas seguintes cidades: Recife, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Goiana.