Confira as novidades da Sampa Week 2022

A Sampa Week acontecerá nos dias: 22 a 30 de janeiro, durante o aniversário de São Paulo. A iniciativa realizada pela Associação Comercial de São Paulo, por meio do CDV – Conselho do Varejo , conta com o apoio do IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo garantindo que a movimentação de uma #SampaViva, trará muita animação e agitação para o ano que começa.

Marcelo Silva, Presidente do IDV, participou da coletiva de apresentação da Sampa Week 2022.

A semana de descontos organizada pela ACSP, que acontece entre os dias 22 e 30 de janeiro, faz parte do calendário oficial da prefeitura de São Paulo. Saiba como incluir sua loja na ação

Por Renato Carbonari Ibelli
— A Sampa Week, semana de promoções criada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para ajudar a impulsionar a economia paulistana, chega à sua terceira edição trazendo novidades. As empresas participantes do evento, que acontece entre os dias 22 e 30 de janeiro, terão mais estímulos publicitários.

Para esta edição foi criado um combo de anúncios em redes sociais para empresas que se inscreverem na ação e informarem suas ofertas. Após o cadastramento, que é gratuito, suas promoções serão veiculadas em quatro postagens no Facebook. Além disso, a empresa receberá um template de cartaz para afixar na vitrine da loja, um template de capa para Facebook e sua marca aparecerá na relação de lojistas do site da Sampa Week.

Outra novidade para este ano é a mudança na identidade visual das peças publicitárias do evento, que ganharam ícones identificando os diferentes segmentos da economia que participam da ação (veja imagem que abre esta matéria), o que transmite a real dimensão da semana de descontos.

A Sampa Week não envolve apenas o varejo. Faz parte de sua dinâmica os eventos culturais da cidade de São Paulo, sua gastronomia, hotelaria, entre outros. “Quando as ofertas são integradas, unindo turismo com compras, temos mais estímulos ao consumidor. Por isso procuramos o envolvimento de hotéis, museus e casas de espetáculo para reforçar ações conjuntas”, diz Roseli Garcia, vice-presidente da ACSP e responsável pela organização da Sampa Week.

O turismo de compras é bem consolidado na capital paulista, mas tem potencial para crescer mais, segundo Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

“A prefeitura tem diminuído a burocracia ao comércio para estimular o setor, que é importante para qualificar a ocupação das ruas da cidade. O comércio, e o turismo de compras em especial, são importantes para a retomada da economia, sendo que a Sampa Week está inserida nesse contexto”, diz a secretária.

A semana de descontos aproveita essas características da cidade de São Paulo para estimular a economia no mês de janeiro, período que costuma ser morno para a atividade econômica.

Segundo Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), por causa do consumo de final de ano e das férias, que fazem o paulistano sair da cidade, tradicionalmente as vendas do comércio da capital caem.

“Por outro lado, com a estrutura da cidade, que tem seus restaurantes, museus e outras grandes atrações, muitos turistas seguem para a capital, sendo que, com os estímulos adequados, eles irão movimentar o comércio local”, diz Cotait.

Entre os estímulos, estão as promoções da Sampa Week.

A expectativa dos organizadores da ação – a ACSP e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) – é que as vendas durante a semana de descontos deste ano cresçam 8% em relação às do evento de 2021.

É importante lembrar que pelo terceiro ano o evento ocorre em meio à pandemia, sendo que, agora, embora não sejam previstas restrições às atividades econômicas, o contexto macroeconômico é pior, com inflação e juros elevados, o que reduz a renda disponível. Por outro lado, a cada ano a semana de descontos se consolida e ganha mais participantes.

Na edição de 2021, participaram 300 empresas que, na soma de suas unidades, totalizaram mais de 20 mil estabelecimentos comerciais oferecendo descontos durante a ação. Segundo Roseli Garcia, para este ano a expectativa é superar esses números.

Grandes redes, como é o caso da varejista de moda Marisa, confirmaram a participação na Sampa Week 2022. “Estamos felizes com a terceira participação consecutiva da Marisa no Sampa Week. Neste ano, remarcamos produtos com até 70% ‘off’, além disso, na compra do primeiro item da linha feminina ‘Movimento’, a segunda peça tem desconto de 50%”, afirma Alberto Kohn, VP Comercial da rede varejista.

Além da Marisa, estão confirmadas Renner, Casas Bahia, Casa&Construção, shopping West Plaza, Blue Tree Towers, entre outras grandes redes. Mas é o comércio local, de bairro, que melhor pode explorar o potencial do evento, aproveitando a divulgação da semana de descontos para desovar eventuais estoques de final de ano que ficaram encalhados, por exemplo.

A Sampa Week é uma ação organizada pela iniciativa privada, que tem o apoio da prefeitura de São Paulo. Em maio do ano passado o evento entrou para o calendário oficial da capital.

COMO PARTICIPAR

– Lojista: baixe o e-book com as regras da Sampa Week no site do evento, onde também é possível cadastrar suas promoções.

– Consumidor: no site do evento, na aba “Encontre Descontos”, você vai ver as empresas que participam da ação e as promoções que oferecem.

Diário do Comércio, 20 de janeiro de 2022

IMAGEM: ACSP/divulgação