Associação de bares e restaurantes classifica fala de Doria de lamentável

Associação de bares e restaurantes classifica fala de Doria de lamentável

Setor cobra um cronograma para reabertura do comércio e acusa o governador de usar o tema para fazer política

O discurso do governador de São Paulo, João Doria, foi “lamentável” ao não determinar um mínimo de previsibilidade ao setor privado para um eventual retorno das operações após o dia 22 de abril, disse o comando da Abrasel, associação dos bares e restaurantes.

“Ele está fazendo política em cima de um setor arrebentado, que são as empresas de comércio e serviços. Foi vago, é algo lamentável. Com base nos próprios dados de contágio que apresentou hoje, ele [Doria] poderia fazer uma projeção de escala de retorno das atividades no pior e no melhor cenário, por exemplo. E aí vamos trabalhando em cima disso, podendo obviamente, ser tudo alterado, a depender do quadro da contaminação”, disse, disse Paulo Solmucci Jr, presidente da Abrasel, a maior associação de bares e restaurantes do país, setor que fatura R$ 250 bilhões ao ano.

O governador anunciou nesta segunda-feira a extensão do período de quarentena por mais 15 dias – de 8 de abril a 22 de abril. Ele vem se posicionando a favor das medidas de isolamento e enfatizando a diferença em relação à postura do presidente, que cobra a reabertura do comércio.

“Não se trata de acabar de uma hora para outra com a quarentena, ninguém está pedindo isso. O que se busca, e ele é um empresário e sabe disso, é planejamento. Como as empresas vão se organizar se nem tem um cronograma mínimo do Estado com prioridades, com possibilidades a serem trabalhadas, numa eventual saída gradual da quarentena?”.

“O principal objetivo hoje do governador no seu discurso foi fazer política”, disse.

Como empresários do setor já disseram dias atrás — entre eles Abilio Diniz e Luiza Trajano —, o setor vem ressaltando há semanas a necessidade de definir um programa de reabertura de lojas de forma organizada, para que seja implementado quando os governos estaduais derem o aval para a redução do isolamento social.

As associações do varejo, como o IDV, Abrasce, Alshop e Abrasel, terão hoje uma reunião virtual ao fim do dia para discutir algum plano de saída escalonado da quarentena, caso essa saída efetivamente ocorra após o dia 22 de abril.

“A ideia é que, se, e apenas se, houver segurança para as pessoas de redução da quarentena, já tenhamos enviado algum planejamento ao governador”, disse ele.