1ª edição da Semana do Brasil é sucesso de engajamento

1ª edição da Semana do Brasil é sucesso de engajamento

Campanha coordenada pelo IDV foi um sucesso e levou benefícios reais aos consumidores

A Semana do Brasil encerrou-se no último domingo, dia 15, e, mesmo com pouco tempo para organizá-la, o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) considerou esta ação um sucesso, pois houve o engajamento de todos os setores do varejo, comércio e serviços, e, certamente, esta campanha fará parte do calendário promocional do país. De acordo com o presidente do IDV, Marcelo Silva, não apenas as varejistas aderiram à Semana do Brasil, mas diversos outros setores. “Os veículos de comunicação abraçaram esta ideia, e os consumidores viram nesta ação benefícios reais, afinal, ela é totalmente suprapartidária e está beneficiando a economia do país como um todo”, diz.

A campanha, uma iniciativa da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) e sob a coordenação do IDV, começou no último dia 6 e teve os objetivos de incentivar o consumo, melhorar os números da economia do país e estimular o sentimento de brasilidade na população. Dezenas de entidades aderiram a ela, como ABAP, ABF, Abrafarma, Abras, Abrasce, ABVTEX, Anamaco, CNDL, Facesp, Secovi, entre outras.

O conselheiro do IDV Marcos Gouvêa reforça o sucesso da campanha. “Tivemos uma adesão total do varejo, e esta primeira edição serviu de aprendizado para que no próximo ano a Semana do Brasil ganhe mais corpo, com um tempo maior para as empresas se preparem para que os consumidores ganhem mais uma data com promoções e benefícios reais. Esta foi a primeira vez que todos os segmentos do varejo se uniram, motivados pela Secom, para discutir um evento promocional que beneficiasse o consumidor, juntamente com o resgate do patriotismo, e, desta forma, reforçando o protagonismo do setor empresarial sem pedir nada ou nenhum privilégio”, comenta Gouvêa.

O Governo Federal investiu na divulgação da Semana do Brasil e ativou a participação das empresas públicas; já as empresas privadas criaram benefícios reais aos consumidores, além de ambientar suas lojas físicas e virtuais para dar visibilidade e poder de venda às suas marcas. A campanha foi inspirada no varejo de outros países, que costuma realizar promoções em feriados nacionais históricos.

 

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Setembro/2019

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