Reformas e investimentos: o que empresários esperam para 2020

Reformas e investimentos: o que empresários esperam para 2020 Reformas e investimentos: o que empresários esperam para 2020

Matéria do portal Exame mostra o que empresários esperam para 2020. Confira:

Empresários estão otimistas com o rumo da economia e dos negócios neste ano de 2020. Independentemente do cenário no ano, os líderes de empresas pretendem continuar investindo em novas tecnologias e produtos. O andamento de novas reformas e geração de empregos também é esperado do governo por eles, segundo pesquisas da Amcham e da Deloitte.

A maioria das empresas projetam crescimento bom ou muito bom em 2020, segundo pesquisa da Câmara Americana de Comércio no Brasil (Amcham Brasil). Dos 40 entrevistados, 85% aposta em projeções de crescimento de até 10% acima de 2019.

A parcela que acredita em um ano muito bom, com alta do faturamento acima de 10%, é de 52% dos executivos. Uma parcela menos otimista, de 15% dos consultados, apontou uma previsão de crescimento entre 0 e 5%.

Investimentos previstos

Para conquistar este crescimento, a maioria das organizações terão dois investimentos principais: inovação e transformação digital; e eficiência e produtividade, ações apontadas por 31% dos consultados pela Amcham.

A aquisição ou investimentos em novos mercados e investimento em pessoas foi citada igualmente por 14%. Uma minoria planeja uma ampliação geográfica no Brasil (14%) ou internacionalizar produtos e serviços (7%), segundo a Amcham.

A Deloitte aponta também os investimentos em treinamento e formação de funcionários, lançamento de novos produtos ou serviços e pesquisa e desenvolvimento. Se o cenário melhorar, no entanto, há disposição para investimentos de maior impacto, como contratações e ampliação de unidades de produção e venda.

Em caso de melhora do cenário em relação ao atual, o investimento em novas tecnologias sobre para 94% do total de entrevistados e a formação de funcionários receberá investimentos por parte de 93% das empresas.

Para esses empresários, investir em novas tecnologias e no aprimoramento do capital humano se torna uma questão-chave na era digital.