“Não vamos comprar vacina”, diz Luiza Trajano sobre plano de imunizar todos os brasileiros até setembro

Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, apresentou nesta quinta-feira (08/04) detalhes da proposta que pretende vacinar todos os brasileiros contra a covid-19 até setembro de 2021. O Unidos Pela Vacina, lançado pelo Grupo Mulheres do Brasil e liderado por Trajano, é composto por ONGs, empresas e especialistas.

Durante o LIDE Talks, evento online promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), a executiva ressaltou que o movimento não pretende comprar imunizantes, mas ajudar a acelerar o Programa Nacional de Imunização (PNI). “O grupo não pretende comprar vacina porque não tem vacina para vender”, enfatiza. “A dificuldade não está no dinheiro, mas na falta de vacina. Queremos conscientizar a população de que a vacina é a única solução para esse vírus, que é o nosso único inimigo.”

Para acelerar a imunização em massa da população, o movimento prevê a criação de frentes para aproximar e articular doações aos municípios brasileiros. Cada frente é liderada por empresários, com a participação do Grupo Mulheres do Brasil e especialistas nos temas. A iniciativa também realizou uma pesquisa com municípios de todos os estados do país para entender as necessidades locais. Entre as mais urgentes, estão a falta de acesso à internet, geladeiras e câmaras frias específicas para armazenar vacinas.

Para Luiza Trajano, a ação é uma oportunidade para unir empresários, sociedade civil, governos e municípios para frear o número de mortes pela covid e recuperar a economia do país. “Os empresários e a sociedade civil não podem ficar de braços cruzados. A vacina é a nossa única alternativa”, afirmou Luiza, em apelo ao empresariado brasileiro.

“Só resolveremos o problema da economia se resolvermos o problema da vacinação”, disse Marcelo Silva, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e um dos coordenadores do Unidos pela Vacina. “Entendemos que é um movimento da sociedade civil e não podemos esperar apenas que governos e municípios façam. Com pelo menos 70% da população brasileira vacinada, o país começará a voltar à normalizadade”, completou.

Embora a coalizão de empresas do Unidos Pela Vacina não tenha a intenção de comprar imunizantes, outro movimento, liderado por Luciano Hang, das Lojas Havan, e Carlos Wizard, dono das redes KFC e Pizza Hut no Brasil, visa a compra de vacinas para imunizar seus funcionários. Nesta semana, a Câmara aprovou o projeto de lei que permite a compra de vacinas contra a covid-19 por empresas mesmo sem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto, que agora segue para votação no Senado, é criticado por especialistas que o consideram inconstitucional e um drible nas competências da Anvisa.