Hoje é o Dia do Consumidor. Criado em 1962 pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy, a data tem a função de lembrar os consumidores de seus direitos.
O Dia do Consumidor começou a ganhar visibilidade no Brasil a partir de 2014, e muitas empresas aproveitam a data para oferecer descontos aos clientes.
Os consumidores são os protagonistas do varejo, a razão de ser das empresas. Não à toa, uma das bandeiras do IDV é a defesa de políticas públicas em prol do varejo, do Brasil e, claro, dos consumidores.
Dia do consumidor: Por que a data é celebrada hoje
No Brasil, a discussão sobre direitos do consumidor no dia de 15 de março ganha relevância nos anos 90, com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, de 1990, legislação pioneira no país com orientações para consumidores que eventualmente se sentiram lesados numa relação comercial.
A partir desta lei, estados e municípios tiveram amparo legal para criar órgãos dedicados às reclamações de consumidores – os famosos Procons atualmente espalhados pelas principais cidades do país.
Nos últimos anos, na esteira do sucesso de campanhas promocionais como a Black Friday, em novembro, e da Semana do Brasil, em setembro, muitos varejistas estão aproveitando o Dia do Consumidor para também oferecer descontos específicos para compras nesta data.
Em 2021, são centenas de lojas que chegam a ofertar seus produtos até 80% mais barato, além de oferecer benefícios como frete grátis no e-commerce.