Dicas para promover o Outubro Rosa no varejo

Confira algumas dicas para promover o Outubro Rosa no Varejo.
— Artigo Mercado&Consumo —

A chegada do mês de outubro traz consigo a reflexão pública sobre o tratamento e, principalmente, a prevenção do câncer de mama na campanha chamada Outubro Rosa. Vale lembrar que atualmente esse é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no País 66.280 novos casos da doença, com risco previsto de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O Outubro Rosa teve sua origem nos Estados Unidos, contudo teve sua primeira ação no Brasil em 2002, com a iluminação em cor de rosa do Obelisco do Ibirapuera em São Paulo, e oficialmente, segundo a Agência Brasil, passou a ser encampada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) em 2008. O fato é que a cada ano o movimento ganha força localmente, com adesão não apenas dos governos, mas também de empresas privadas, marcas, entidades, celebridades e até mesmo de influenciadores digitais.

Sendo assim, ao apoiarem esse movimento, as marcas varejistas ajudam a aumentar o alcance das informações sobre a prevenção da doença, além de expandirem a visibilidade de suas ações voltadas às causas sociais, que cada vez mais acompanham o comportamento dos consumidores. Grande parte das pessoas demonstra preocupações com essas questões e exige que suas marcas favoritas façam o mesmo. De acordo com uma pesquisa da Edelman Earned Brand, cerca de 56% dos brasileiros dizem boicotar ou consumir marcas com base no posicionamento delas diante de questões sociais relevantes. Ou seja, os clientes não querem mais consumir de empresas que tenham como único foco o lucro, uma vez que buscam marcas que estejam realmente comprometidas com ações que possam ajudar a sociedade de diferentes formas.

Confira algumas dicas para promover o Outubro Rosa na sua empresa:

1. Aposte em campanhas de endomarketing

Uma excelente forma de falar sobre o Outubro Rosa é começar orientando o público interno principalmente, os colaboradores. Além de trabalhar na conscientização da equipe, trata-se de uma excelente estratégia para manter o engajamento, a produtividade e a motivação do time. Veja algumas iniciativas possíveis:

2. Divulgue informações sobre a doença aos clientes

Outra excelente forma de promover o Outubro Rosa é atuar na conscientização dos clientes. Pense que o seu estabelecimento é o local ideal para esse tipo de ação, afinal de contas há um grande fluxo de pessoas. Por isso, vale à pena investir em materiais informativos em parceria com ONGs, planos de saúde ou até mesmo prefeituras, tais como: folders, e-mail marketing, lives com especialistas, posts em redes sociais, parceria com influenciadores digitais, entre outros.

3. Mude a comunicação visual

Todo varejista sabe que a comunicação visual do PDV interfere diretamente na experiência do cliente no estabelecimento. Então, que tal tematizar sua loja com o tema Outubro Rosa? Com toda certeza mudar os elementos visuais e de sinalização com materiais como adesivos, banners, placas, totens, ou então iluminação rosa na fachada vai causar um grande impacto em quem circula pelo local. Além disso, você pode apostar na comunicação digital com a mudança temática da logomarca no perfil das redes sociais, por exemplo.

4. Invista em campanhas de doação

Um ótimo exemplo é incentivar a venda de produtos temáticos, prevendo que um percentual do lucro do faturamento do período seja doado para uma ONG ou hospital da sua região. O varejista pode fazer parceria com a indústria ou utilizar itens de marca própria para fomentar a ação.

 

Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
Imagem: Envato