O poder do encantamento

28/09/2017

Em livro, José Galló conta como transformou a Lojas Renner na maior varejista de moda do Brasil

IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo · 28/09/2017

Capa-O-poder-do-encantamento-1068x1541“O poder do encantamento” relata as estratégias do executivo, que em 25 anos construiu uma companhia avaliada em US$ 6 bilhões, com mais de 480 lojas e 19 mil colaboradores

São Paulo, setembro de 2017 – Em 1991, quando entrou na Lojas Renner como superintendente, José Galló encontrou uma empresa com oito lojas, 800 colaboradores e valor de mercado inferior a US$ 1 milhão. Hoje, a companhia se tornou a maior varejista de moda do Brasil, avaliada em US$ 6 bilhões, com 19 mil colaboradores, mais de 480 unidades no país e recente expansão para o exterior, onde abrirá quatro lojas no Uruguai até o início de 2018. Mas como isso foi possível?

É justamente nesse intervalo que Galló se concentra com maior profundidade no livro “O poder do encantamento”, lançamento de setembro do selo Planeta Estratégia, da Editora Planeta. Na obra, o hoje diretor presidente da Lojas Renner compartilha os aprendizados e as percepções que adquiriu com a sua longa experiência no varejo, paixão que nutre desde a época em que cursava administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. Em capítulos organizados por ordem cronológica, ele traz depoimentos de outros protagonistas dessa história, relata a evolução de sua carreira profissional e a construção da gigante do mundo da moda.

Em paralelo, o autor dedica capítulos especiais a temas como o poder do encantamento, as leis da simplicidade, a gestão de pessoas, a cultura empresarial e as estratégias de comunicação e do marketing. “Espero que o livro possa ser útil, em especial, para os jovens que estão iniciando suas carreiras e enfrentarão momentos de muita dúvida e indecisão”, comenta Galló. “Meu desejo é colaborar para que todos tenham em mente um pensamento que norteia o dia a dia dos colaboradores da Lojas Renner, que, assim como eu, adoram desafios. Não sabendo que é impossível, nós vamos lá e fazemos”, acrescenta.
O estilo de liderança do executivo chama a atenção por ser simples, sem estratégias mirabolantes. Ele valoriza austeridade, confiança, velocidade, ousadia, eficiência operacional, proximidade com os clientes e observação da concorrência. Sua gestão preza pela transparência, entusiasmo, trabalho em equipe e respeito pelo outro – seja funcionário, acionista ou cliente. Mas, para Galló, a mais importante contribuição de sua carreira é a crença no encantamento do cliente, conceito implantado na empresa por volta de 1994.

Com essa filosofia, ele disseminou entre os colaboradores a ideia de que, para se diferenciar da concorrência, é essencial não apenas satisfazer as necessidades dos clientes, mas encantá-los. “Encantar significa superar as expectativas, ir um passo adiante ao entregar mais do que esperam de nós. Isso é um valor que pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer esfera de sua vida, seja pessoal ou profissional”, pontua.

A cultura do encantamento foi também estratégia fundamental para envolver os colaboradores nos negócios. Afinal, para que eles estejam motivados a encantar, é preciso que, primeiramente, se sintam encantados pela própria companhia. Admirado pelos maiores executivos e empresários do Brasil, José Galló explica em “O poder do encantamento” como superar desafios, buscar diferenciais estratégicos e, acima de tudo, sempre respeitar seus funcionários e colocar os clientes em primeiro lugar.

ONDE COMPRAR ESTE LIVRO?

 
Sobre José Galló
Com mais de 30 anos de experiência no varejo e graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, José Galló é diretor presidente da Lojas Renner, membro do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car S/A, do Itaú Unibanco Holding S.A. e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Também é vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre.
Sob sua gestão, a Lojas Renner passou de uma rede de varejo de moda com oito lojas para uma corporação com mais de 480 operações. Em 2016, Galló foi eleito “O Melhor CEO do Brasil” pela revista Época Negócios. Também foi agraciado pelo Valor Econômico com o título “Executivo de Valor” em cinco edições do prêmio.

Filed in: Releases

Os comentários estão fechados.

Back to Top