Linha do Tempo

Linha do Tempo Linha do Tempo

IDV 10 ANOS

A DÉCADA DE OURO DO VAREJO (PDF, 69P., 11Mb)

Think Tank

A expressão americana “Think Tank”, usada para denominar organizações ou instituições que atuam no campo dos grupos de interesse, produzindo e difundindo conhecimento sobre assuntos estratégicos e com vistas a influenciar transformações sociais, políticas, econômicas ou científicas, também serviu de inspiração para a criação e o sucesso do IDV, segundo Flávio Rocha. Foram essas duas palavras que clarearam o pacote de ideias que o instituto deveria seguir. ‪#‎historiaidv‬

União dos fortes

Na primeira versão do estatuto do IDV, criado também em 2004, ficou definido que o grupo de associados seria, de início, pequeno, obedecendo à premissa de que antes de ser grande deveria ser forte. O Instituto teve seu estatuto alterado com o tempo e hoje reúne  grandes empresas varejistas (ver em “Empresas associadas”) que possuem um propósito comum: o combate à informalidade. ‪#‎historiaidv‬ ‪#‎curiosidade‬ ‪#‎estatuto‬

Combate à informalidade

O combate à informalidade é fator importante para o IDV, e vem sendo reforçado durante os anos: a primeira pesquisa foi realizada pela McKinsey & Co em junho/2004, identificando a já conhecida informalidade do setor como o principal vilão a ser combatido e com novas estratégias para melhorar o segmento. Este tema foi projeto de pesquisa novamente em dezembro/2014 e divulgado novamente na Revista Exame e em janeiro de 2020 nova divulgação de resultados. ‪#‎historiaidv‬ ‪#‎combateainformalidade‬

Melhorias tecnológicas em favor do consumidor

O IDV ajudou a provocar uma discussão em torno da modernização dos meios de pagamento para a introdução de novos sistemas, como o via mobile. O IDV ainda agiu indiretamente na redução das taxas de cartão de crédito, melhorando as condições financeiras do consumidor. ‪#‎conquistasidv‬