Linha de tempo

Década de ouro

Acesse e baixe agora mesmo o livro que comemora os 10 anos do IDV, com as transformações e conquistas de uma década do varejo no Brasil.
Confira!

Edição comemorativa: 10 anos do IDV

Edição comemorativa
Livro em PDF: 10 anos do IDV

Think Tank

A expressão americana “Think Tank”, usada para denominar organizações ou instituições que atuam no campo dos grupos de interesse, produzindo e difundindo conhecimento sobre assuntos estratégicos e com vistas a influenciar transformações sociais, políticas, econômicas ou científicas, também serviu de inspiração para a criação e o sucesso do IDV, segundo Flávio Rocha. Foram essas duas palavras que clarearam o pacote de ideias que o instituto deveria seguir. ‪#‎HistóriaIDV‬

União dos fortes

Na primeira versão do estatuto do IDV, criado também em 2004, ficou definido que o grupo de associados seria, de início, pequeno, obedecendo à premissa de que antes de ser grande deveria ser forte. O Instituto teve seu estatuto alterado com o tempo e hoje reúne 58 associados, mas antes de aumentar em quantidade era preciso ter qualidade para se expandir. ‪#‎HistóriaIDV‬ ‪#‎curiosidade‬ ‪#‎estatuto‬

Combate à informalidade

Fator importante também na criação do IDV foi a pesquisa feita pela Mckinsey & Company, que entregou à entidade um projeto identificando a já conhecida informalidade do setor como o principal vilão a ser combatido e com novas estratégias para melhorar o segmento. ‪#‎HistóriaIDV‬ ‪#‎combateàinformalidade‬

Melhorias tecnológicas em favor do consumidor

O IDV ajudou a provocar uma discussão em torno da modernização dos meios de pagamento para a introdução de novos sistemas, como o via mobile. O IDV ainda agiu indiretamente na redução das taxas de cartão de crédito, melhorando as condições financeiras do consumidor. ‪#‎conquistasIDV‬

Back to Top